COOK ENERGIA E TELECOMUNICAÇÕES , COMÉRCIO E INDUSTRIA LTDA, com sede em NITERÓI, região metropolitana do RIO DE JANEIRO, atende todo o Brasil com soluções para Terminação, Proteção e Distribuição de pares em redes telefônicas públicas e privadas, além de Serviços de Fusão em Fibra Óptica e Montagem de DIO, assim como produtos e serviços CFTV para monitoramento e vigilância patrimonial. Atua como fabricante, distribuidor e revendedor em parceria com grandes empresas líderes de mercado no atendimento á Operadoras de Telefonia, Fabricantes de Equipamentos, Concessionárias de Energia, Contratadas e Empreiteiras, Instaladores , grandes Construtoras, Governo Federal, Ministério da Defesa etc.

Fundada em Fevereiro de 2009 por especialista oriundo da COOK ELECTRIC TELECOM, CORNING CABLE SYSTEMS e CORNING BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO, possui posição consolidada no mercado de Telefonia suprindo o mercado com tradicionais itens da linha Cook Electric, assim como o que de mais atual existe em itens de Conectividade, Proteção e Distribuição de redes metálicas e ópticas, fabricando e distribuindo / revendendo itens dos atuais “gigantes das telecomunicações” em atividade no Brasil e no mundo, como CORNING BARGOA, TYCO, 3M, KRONE COMMSCOPE etc, visando sempre cumprir com os requisitos demandados pelo mercado e as peculiaridades de cada cliente.

“Missão, fornecer produtos de qualidade no menor prazo possível, buscando sempre o comprometimento e relacionamento de longo prazo e agregando valor aos negócios de nossos parceiros e fornecedores .”



História / Curiosidade: O nome Cook e as Telecomunicações

O nome Cook está diretamente conectado ao ano de 1878, cerca de 2 anos após Graham Bell ter apresentado ao mundo o seu invento, ou seja, o telefone, na famosa exposição internacional de tecnologia na Filadélfia, que contou com a presença ilustre do Imperador Dom Pedro II. No ano em questão, o jovem engenheiro Frank G. Cook, preocupado com as sobretensões e sobrecorrentes que se formavam nos fios telefônicos, oriundos de Descargas Atmosféricas e seus riscos para operadores e usuários, desenvolveu o primeiro sistema de proteção elétrica contra descargas atmosféricas, atualmente conhecido por Módulo Protetor (MPR, MPS, MPN, MPH160...) que se conecta aos Blocos Cook 310,318,303... . Na época, tratava-se de um dispositivo que ao ser conectado ao par de fios telefônico, tinha como objetivo atuar como uma bobina protetora contra as descargas elétricas que poderiam chegar aos usuários. A partir disso ele fundou a sua própria empresa, que àquela época recebeu seu nome, nascendo assim a Cook Electric Company e conseqüentemente a linha de Protetores e Blocos Cook .